terça-feira, 14 de agosto de 2012

AutoCad - Comando OVERKILL - elimina objetos duplicados/sobrepostos

É sempre importante ter cuidado com as linhas (ou polilinhas, blocos, etc) duplicados no desenho.

Se forem entidades dentro do mesmo layer e com as mesmas propriedades de plotagem ( cor, espessura...) e o destino final do desenho for o plotter, o problema é menos pior. O problema maior é quando as entidades possuem propriedades diferentes, então você enxerga apenas a que está desenhada por último (por cima) e talvez a de baixo possua uma espessura de pena maior... o que acaba sendo um susto na hora de plotar.

Caso o destino do desenho seja o corte em LASER, o controle deve ser maior ainda, pois mesmo que os objetos possuam exatamente as mesmas propriedades, essa repetição vai fazer com que o laser passe mais de uma vez nesse mesmo local de corte, o que pode queimar (sim, pega fogo mesmo) ou deformar o objeto cortado.

Para resolver isso, existe um comando que funciona de forma bem direta, chamado OVERKILL

digite OVERKILL e pressione Enter

a linha de comando irá pedir que você selecione os objetos a inspecionar
após selecionar os objetos, dê Enter novamente e surgirá a seguinte janela:


Como padrão, todos os retângulos que eu marquei com um círculo laranja vem desmarcados. Quando você marca eles, o comando ignora qualquer informação daquele tipo, como Cor, Layer, Linetype... e portanto, apaga a linha ou objeto sobreposto mesmo os dois objetos possuam propriedades diferentes.
Se deixar estas opções desmarcadas, ele irá manter as duas (ou mais) linhas/objetos sobrepostos caso tenha propriedades diferentes.

Depois de dar OK nesta caixa de diálogo, o AutoCad irá apresentar no prompt de comando o número de entidades excluídas.

Bom trabalho!
Waldo Costa - www.waldocosta.com.br

Um comentário: