segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Tutorial AutoCad: Pra que serve e como utilizar o Comando CHSPACE ?

Imagine a seguinte situação:

Você tem um desenho no Model com um texto ou qualquer outro tipo de entidade (linhas, blocos...) que queira passar para o Layout (Paper Space) sem perder a escala relativa ao desenho.

Para exemplificar, fiz esse desenho bem simples, com uma polilinha representando paredes e um texto de escala (que é o texto que eu quero mover para o layout)


Eu abri a aba Layout1 e criei 2 Viewports de mesmo tamanho e escala - deixei elas em vermelho para ficar mais fácil de visualizar o que é viewport e o que é desenho aqui no tutorial:



Primeiro dou 2 cliques dentro da área da viewport para torná-la ativa e poder selecionar os objetos desenhados;


Seleciono o texto (1:50) e digito o comando CHSPACE e dê Enter ou Espaço;


Surgirá na linha de comando (ou no cursor, dependendo das configuraçõe de cada usuário) a informação:
Set the SOURCE viewport active and press ENTER to continue.:
Isso quer dizer, selecione a viewport de origem (que no nosso caso já está selecionada) e depois dê Enter.


Pronto! O texto agora está na prancha no mesmo local e escala que ele estava quando fazia parte do desenho.
Você pode notar que como ele não faz mais parte do desenho, ele não aparece mais na parte de baixo do desenho na segunda viewport (da direita). Isso é bom quando você utiliza o mesmo desenho para representar coisas em escalas diferentes... pode complementar as informações (como cotas, textos...) diretamente sobre a prancha no Paper Space.



Caso queira fazer ao contrário: Mover textos ou desenhos que estejam na prancha para o Model, o comando funciona da mesma forma. É só selecionar o objeto antes, dar o comando (CHSPACE) e depois ele vai perguntar a viewport de origem.

Qualquer dúvida, é só deixar perguntas nos comentários.

3 comentários:

  1. Bomdia! Estou prestando vestibular para entrar em Arquitetura e queria saber se vc acha interessante fazer um cursinho de Autocad além de acompanhar os blogs e talz. pesquisei pela Impacta e queria saber o que acha!

    Att,
    Patrícia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, dependendo da faculdade que tu for entrar tu pode ter aulas de autocad dentro da instituição mesmo, e de graça (se for uma federal...).
      Facilita um pouco no início do curso por perder menos tempo aprendendo a lidar com o programa, podendo dedicar mais do teu tempo para as cadeiras mais ligadas importantes, mas na minha opinião não vale a pena pagar tão caro por um curso desses só por isso. Olhei esse do teu link, e achei BEM caro. Esse conteúdo você aprende nas aulas de desenho por computador de qualquer faculdade, ou até mesmo pesquisando a ajuda do programa ou tutoriais no youtube e blogs.

      abraço!

      Excluir
  2. Estou fazendo Engenharia minha facul não é federal mas temos aula de Cad 2D e 3D lá aulas muito boas por sinal... estou fazendo projetos 3d no cad justamente pelas aulas que tive na faculdade.... agora aprender o revit ne... se for fazer arquitetura te recomendo o revit ao inves do Cad

    ResponderExcluir